Vulnerabilidade

21 de fevereiro de 2019

A escolha deste tema foi inspirada no livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, deBrené Brown que é pesquisadora na Universidade de Houston.

Em um dos capítulos do livro ela aborda a questão dos mitos sobre vulnerabilidade, sendo um deles o de que ‘Vulnerabilidade é fraqueza”.

Ela diz que frequentemente associamos a vulnerabilidade a emoções como vergonha, tristeza, medo, sofrimento, decepção, e por esta razão nós a rejeitamos, pois esses sentimentos são difíceis de lidar e podem ser interpretados como fraquezas.

Entretanto, a vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza, uma vez que quando demonstramos nossos sentimentos necessitamos de coragem para poder externar nossas emoções e sentimentos. Ao demonstrá-los ficamos vulneráveis, mas em compensação somos contemplados com o que nos dá sentido à vida, pois é aí que nascem também sentimentos como coragem, autenticidade, confiança, empatia, alegria, amor, entre outros.

Outro aspecto interessante, é que nós gostamos de ver a vulnerabilidade nos outros, porém receamos que vejam a nossa, talvez por insegurança de que a nossa verdade não seja suficientemente convincente e que possamos ser vistos como fracos. Assim, de acordo com Brené Brown o cerne da questão é que a vulnerabilidade no outro nos atrai, por ser interpretada como coragem, e em nós, consideramos como fraqueza.

O impulso para nos expormos é transformador, porque ficamos mais corajosos a cada vez que permitimos nos abrir e demonstrar nossos sentimentos e quem realmente somos.

Para que você possa se aprofundar neste tema, compartilhamos o link do Ted Talk:  Brene Brown – O poder de vulnerabilidade
https://youtu.be/yPY7uF5Yle8

Por Rosane Schikmann – Coach e Mediadora de Conflitos

Rosane Schikmann

Tem uma ampla e sólida experiência profissional construída ao longo dos 42 anos de sua carreira corporativa como executiva, empreendedora, consultora, coach executiva empresarial, facilitadora e anfitriã de grupos de CNV e mediadora de conflitos. Atuou também como docente em nível de graduação e pós graduação, palestrante e conteudista. Sua vivência prática nas áreas onde atuou e suas formações em Biologia, Mestrado em Administração, Coaching, Moderação de Discussão e Mediação de Conflitos compõem seus recursos para exercer as atividades às quais se dedica atualmente

Posts Relacionados

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no WhatsApp
Tire suas dúvidas
Olá!
Caso queira tirar alguma dúvida é só chamar.