Sobre a linguagem

28 de fevereiro de 2019

Talvez, o que mais diferencia os seres humanos de outros animais, seja nossa habilidade com a linguagem.

Sendo a linguagem uma ferramenta de comunicação do ser humano para interagir com o meio e consigo próprio através de símbolos verbais e acústicos, a sua aquisição é essencial no sentido em que o ser humano é constituído nas relações. Mas não é só isso. Ela pode apoiar ou bloquear a nossa comunicação. Podemos abrir janelas ou construir muros a partir de nossa comunicação.

A linguagem não é apenas descritiva, mas sobretudo generativa e nem um pouco inocente. Se chamo um colega de trabalho que muitas vezes deixa cair objetos da sua mesa, de desastrado, que colega estou gerando? Será que poderei contar com ele, quando precisar? Se por meio de meu interesse por saber de sua dificuldade, fico sabendo que esse colega tem um problema neurológico que afeta sua coordenação motora, talvez eu passe a perceber seu esforço no trabalho. E agora, que colega eu gerei?

Segundo o psicólogo americano Marshall Rosemberg, criador da Comunicação Não-Violenta (CNV), nossas dificuldades em estabelecermos boas trocas na comunicação e relações que nos conectam enquanto seres humanos, tanto conosco como com os outros, têm raízes em uma linguagem crítica e cheia de julgamentos que absorvemos ao longo de décadas. Ao nos expressamos a partir da crítica, a reação imediata é a defesa ou o contra-ataque, portanto, o fechamento para o diálogo e o afastamento uns dos outros.

Colocar em prática a CNV nos permite reestruturar nossa maneira de perceber, compreender e nos conectar com nós mesmos e com os outros, seja na vida pessoal ou profissional.

Por Lucia Nabão
Psicóloga, Mediadora de Conflitos e Facilitadora de Processos em Comunicação Não-Violenta

Lucia Nabão

Tem diversas formações nacionais e internacionais em Psicologia, Mediação de Conflitos, Círculos de Construção de Diálogo, Formação Holística de Base na Universidade da Paz. Atua como Psicóloga, Facilitadora em CNV e Anfitriã de Grupos Estudo e Prática de CNV em Ribeirão Preto e São Paulo. A integração de sua vivência prática e de todos os conhecimentos adquiridos a fazem uma profunda conhecedora da alma humana o que lhe confere grande prestígio em suas áreas de atuação.

Posts Relacionados

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no WhatsApp
Tire suas dúvidas
Olá!
Caso queira tirar alguma dúvida é só chamar.