As necessidades humanas são aquilo que todos nós, de qualquer parte do planeta e em qualquer cultura, temos em comum.
Para nos sentirmos bem e autorregulados, precisamos atender nossas necessidades de respeito, segurança, cuidado, pertencimento, sentido, liberdade, autonomia, responsabilidade, apoio, reconhecimento, e assim por diante. O que pode ser diferente para cada um e nas diversas culturas é como vamos buscar o atendimento de nossas necessidades, isto é, a ação que fazemos.
Por exemplo:
Se estou com uma necessidade de diversão, pois tenho trabalhado exaustivamente, posso escolher ir ao cinema ou viajar, outra pessoa se distrai cozinhando ou encontrando os amigos. Uma terceira pessoa pode atender sua necessidade de distração indo jogar bola ou mexendo no jardim. A necessidade de distração é a mesma, ela pode ser atendida de inúmeras maneiras.
E você, como atende sua necessidade de distração?
Temos muitas necessidades e elas estão vivas dentro de nós desde que nascemos até morrermos.
O termo necessidades, na abordagem da CNV, não significa falta ou carência. Está relacionado com nossa energia de vida.
Se estamos com sede, precisamos beber água ou outro líquido para cuidar de nosso corpo e não desidratar nosso sistema. Da mesma forma, se precisamos de apoio, podemos chamar uma amiga para conversar e receber empatia.
Necessidades são recursos exigidos pela vida para que essa possa se sustentar. Não são específicas nem de ações, nem de pessoas. Por isso diferem das estratégias.
Marshall Rosenberg
Dentro de uma cultura em que, talvez, não tenhamos recebido um bom letramento emocional, muitas vezes não temos vocabulário para nomearmos e então validarmos nossas necessidades, não é assim?
Por fim, vale ressaltar que nossos sentimentos são os indicadores de nossas necessidades.
Por exemplo:
Quando estou insegura, ansiosa ou com medo, minhas necessidades talvez sejam de proteção, segurança e companhia.
Para lhe apoiar a investigar e nomear seu mundo interno, oferecemos aqui as listas dos sentimentos e das necessidades.
Você pode consultar essas listas sempre que quiser aprofundar sua conexão com você mesma/o e com as outras pessoas. Para isso pergunte-se:
– O que estou sentindo neste momento? Esse sentimento está me convidando a me conectar com qual ou quais necessidades?
Ou, quando buscamos compreender o/s outro/s:
– O que será que essa pessoa está sentindo? Qual ou quais podem ser suas necessidades?
Também diferenciamos necessidades de ações ou estratégias. Quando nos conectamos com nosso sentimento ou o sentimento de outra pessoa, ao invés de nos perguntarmos o que fazer, investigamos quais necessidades esses sentimentos apontam.
Ao nos relacionarmos a partir daquilo que temos em comum, nossas necessidades, nutrimos nosso campo de compreensão profunda e conexão conosco mesmo, com o outro e com o coletivo.
Não é esse o tipo de convivência humana que desejamos viver?
Baixe aqui suas listas: https://tecendodialogos.com.br/necessidades-humanas-universais-na-cnv/
Boas conexões!
0 Comments