Serviços

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (CNV)

A maneira usual como nos comunicamos pode gerar mal entendidos, dada a dificuldade em nos expressarmos de forma clara e sem produzir julgamentos condenatórios. Isso pode acabar transformando nossas conversas em uma troca de acusações, que ninguém sabe dizer como começou.

É exatamente nesse ponto que a CNV se apresenta tão fundamental em nosso cotidiano. Ela se baseia no desenvolvimento das habilidades relacionais e seu propósito é estabelecer conexões respeitosas entre as pessoas, mesmo em condições difíceis e situações de conflito.

A proposta desta abordagem é trocarmos o paradigma do pensamento de “certo e errado” pelo da busca de compreensão das necessidades humanas universais, em qualquer circunstância. Por isso, a CNV pode ser vista como um processo de humanização profunda.

OFERECEMOS:
* Cursos – presenciais e online
* Palestras
* Oficinas
* Grupos de Estudo e Prática – presenciais e online

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Os conflitos estão presentes nos mais diversos ambientes e contextos: empresas, famílias, escolas, comunidades, etc. Onde houver pessoas convivendo poderão ocorrer conflitos, uma vez que cada indivíduo é único e possui um conjunto específico de crenças, valores, opiniões, modos de ser e de estar no mundo.

Pode-se considerar o conflito como algo natural e inerente à convivência entre as pessoas e, muitas vezes, necessário para impulsionar mudança e crescimento. Ao serem considerados os interesses e necessidades contidos nas narrativas iniciais, fica possível emergir o ponto de conexão entre as partes.

A proposta da Mediação de Conflitos é facilitar o diálogo entre as pessoas para, juntas, encontrarem alternativas que possam satisfazer a ambas, com equidade.

Sessões de Mediação para:
• Casais
• Famílias
• Escolas
• Comunidades
• Empresas
• Condomínios

Encontro com a CNV na Unibes Cultural – by Anna Kumamoto

PROCESSOS CIRCULARES DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

Os Círculos de Construção de Paz utilizados em nosso contexto atual são inspirados na prática dos povos indígenas ancestrais que a utilizavam de modo que todos pudessem participar, em igualdade de condições, na busca de solução para diversos tipos de questões.

A disposição das pessoas em círculo é uma metáfora para o modo como o universo funciona. Esse formato sugere que não há começo nem fim, que tudo está sempre em processo e pode mudar, e, portanto, a mudança é contínua, indicando que há sempre uma nova chance, um novo jeito de pensar e fazer.

A prática do Círculo implica a criação de uma relação de confiança entre os participantes, o estabelecimento de um acordo de sigilo e a distribuição da responsabilidade por todos.

Os Círculos vêm sendo utilizados em diversos contextos como escolas, comunidades, empresas, organizações sociais. Podem ser aplicados em diferentes situações, dependendo da questão a ser tratada, como, transformação de conflitos, apoio, tomada de decisão, compreensão ou entendimento, entre outros.

Oferecemos círculos para:

• Casais
• Famílias
• Escolas
• Comunidades
• Empresas

By Anna Kumamto

Nossos Clientes

Nossos Parceiros

Compartilhe em