Depoimentos

Participante do Grupo de Estudo e Prática de CNV do Jardim Paulista – São Paulo

O grupo representa para mim muito mais que uma oportunidade de praticar a CNV, mas uma rede de apoio emocional que me fortalece e a que sou muito grato. Posso sem dúvidas dizer que sou outra pessoa após ter feito parte do grupo. Tenho mais confiança em mim e já consigo vislumbrar a profundidade e importância da empatia nas relações humanas. A minha gratidão pela oportunidade será eterna.

Adriano Oliveira – 2019

Participante do Grupo de domingo à tarde, Jardim Paulista, São Paulo

Estava passando por uma daquelas situações que ninguém espera .

Imersa em milhões de sentimentos, emoções,  tudo permeado pela culpa. Não comia, dormia, enxergava, nem ouvia nada direito. Completamente desconectada, agitada, triste. Desde pequena sempre ouvi: depois da tempestade vem a bonança . No meu caso,  a bonança veio no meio da tempestade.

O grupo de estudo a qual pertenço me presenteou com uma escuta empática e me ajudou a chegar no lugar tranquilo dentro de mim, me conectar com meus sentimentos e necessidades. Passei a olhar a situação grave e preocupante de um lugar de calma e serenidade.

Gratidão imensa ao grupo!!!

Elizabete – 17/11/2019

Participante do Curso de CNV e do Grupo de estudo e Prática do Jardim Paulista – São Paulo

A CNV entrou de uma forma bastante gradual na minha vida, pois tive a oportunidade de assistir a diferentes vídeos, ouvir alguns depoimentos de pessoas que já a praticavam e, de início, não me senti instigada a me aprofundar nos estudos de CNV. Até o momento em que participei de um workshop com Lucia, Cristiane e Rosane, onde apresentaram, de uma forma bastante dinâmica e assertiva, todo contexto e filosofia de vida envolvidas pela CNV; a partir de então tenho participado de grupos de estudo e noto em mim uma melhora na observação do outro, de sentimentos e necessidades, buscando ampliar a compreensão e o respeito a mim e ao próximo, e interagir de forma mais limpa de julgamentos. Esse processo tem me trazido mais clareza de diferentes processos internos, mais leveza para lidar com diversas questões, e maior repertório para entendimento das necessidades comuns a todos nós. Sou muito grata!

Clarissa – 2019/2020

Grupo de Estudo e Prática de CNV de Ribeirão Preto

Muuuuuuuito obrigada por esta oportunidade de estarmos juntas e estudarmos neste grupo especial a CNV. Pra mim tem sido esclarecedor, tem me trazido mais ferramentas para que eu possa me autoconhecer e assumir a responsabilidade pelo que sinto, como me expresso e como melhorar meus relacionamentos. Nossas trocas me enriqueceram com a noção de autocompaixão, auto empatia e como estas ações reverberam nos meus relacionamentos. Estou me sentindo mais leve, sintonizada com a simplicidade, vulnerabilidade, compaixão. E também percebendo o tanto que eu ainda tenho que caminhar, crescer, me desenvolver… Gratidão!

Delora Jan Wright – 11 de dezembro de 2016

Grupo de Estudo e Prática de CNV de Ribeirão Preto

Este ano ganhei de aniversário o curso de CNV em Campinas, minha mãe havia feito o primeiro e estava encantada. Foi um lindo presente, algo novo se abriu, algo que me trazia esperança.

Sou professora de Yoga. Com o Yoga aprendi muito sobre mim mesma e meu Ser pacífico interior, com a CNV tenho aprendido como me comunicar a partir deste Ser que é consciente e amoroso. Tenho aprendido buscar as necessidades por trás das falas e acontecimentos, a me expressar a partir dos meus sentimentos, a encontrar o gatilho da minha raiva sem culpar os outros, buscar novas estratégias para os mesmos conflitos. Mas acho que, talvez, o aprendizado mais importante foi o de respeitar o tempo das conversações….diminuir a ansiedade de resolver tudo e me permitir estar na angustia .

Celebro ao dizer que a CNV hoje está inserida em minha mente/coração e presente na busca das resoluções dos meus conflitos deste ano. Celebro os desafios do nosso grupo em lidar com seus próprios conflitos. E enluto não ter ainda agilidade neste processo mente-corpo-expressão.

Grata! Teresa Moraes 2016 – 2020

Grupo de Estudo e Prática de CNV de Ribeirão Preto

Algumas palavras sobre o que ficou mais vivo para mim, em relação à CNV.

Para mim, a CNV abriu um portal e do outro lado eu vi que há uma outra forma de nos comunicarmos. Há a auto empatia e a autocompaixão para nos ajudar a lidar com o nosso universo interno de forma mais inclusiva, inteira e amorosa. Há também, do outro lado do portal, um novo mundo, no qual as pessoas se conectam com suas essências mais autênticas e se relacionam umas com as outras a partir desse lugar de autenticidade. Vislumbro com a CNV a construção de relações mais honestas, com vínculos mais profundos e significativos. Me vejo agora dando pequenos e importantes passos no túnel que me leva para o lado de lá do portal, lugar onde as relações se re-humanizam e se pacificam de verdade.

Sou muito grata por me permitir “chacoalhar a caixola” e abrir espaço para viver e me comunicar dessa forma. <3 <3 <3

Marina N. Moraes 2017- 2019

Grupo presencial aos domingos à tarde, no Jardim Paulista, São Paulo

Sinto-me feliz e grata por ter escolhido, há aproximadamente 2 anos, participar do grupo de CNV. A cada encontro me nutro com conhecimentos, reflexões, práticas e muita troca. E o nosso grupo é lindo!

A facilitação da Lucia é incrível, sempre com muita competência, amorosidade, empatia, e firmeza, propiciando um campo favorável para uma intensa jornada de autoconhecimento.

Gratidão, também, por ter conhecido a CNV, e por ter feito a diferença na minha vida pessoal e profissional.

Riva Waitman Salzstein, novembro de 2019

Compartilhe em